

Ogun
• Propósito: Emprego, proteção, profecia, magia, cura de doenças sanguíneas
• Cores: Verde e preto
• Colar: 7 contas verdes alternadas com 7 contas pretas
• Números: 3 ou 4
• Dias da Semana: Terça-feira e Quarta-feira
• Dia da Festa: 29 de junho
• Locais Favoritos: Estados Unidos, matas profundas
• Animais Favoritos: Cabra, cachorro, galo, gambá
• Objetos Favoritos: Qualquer coisa de ferro, trilhos de trem, facão, ferramentas
• Comidas Favoritas: Raízes, nozes, carne, frutas vermelhas, carne de caça assada, feijão branco, óleo de palma, 7 bolachas salgadas untadas com óleo de palma
• Santos: Santo Antônio, São Jorge, São Pedro
• Planetas: Plutão, Saturno
• Local do Altar: Atrás da porta da frente
Ogun, Homem Selvagem da Floresta e Pai da Tecnologia
Ogun (Ogoun) é o guerreiro tradicional, semelhante ao espírito de Ares na mitologia grega. Como tal, Ogun é poderoso, forte e triunfante; no entanto, ele exibe a raiva e a destrutividade do guerreiro cuja força e violência podem se voltar contra a comunidade que ele serve. Ogun concede força por meio de profecias e magia. Diz-se que foi Ogun quem plantou a ideia, liderou e deu poder aos escravizados na Revolução Haitiana de 1804. Atualmente, ele é invocado para ajudar as pessoas a obterem um governo mais responsivo às suas necessidades.
Na mitologia iorubá, Ogun é filho de Yemaja (Yemayá) e Orungan. Na Santería e no Palo Mayombe, ele é identificado com São Pedro. No Vodu haitiano, ele está associado a São Tiago Maior e São Jorge. No Vodu de Nova Orleans, ele está associado a Santo Antônio e São Jorge. Em todas as suas encarnações, Ogun é um espírito ardente e marcial. Ele também está ligado ao sangue e, por essa razão, é frequentemente invocado para curar doenças sanguíneas. Além disso, ele é chamado frequentemente para trazer trabalho para os desempregados.
Ogun é um loa muito poderoso. É ele quem preside o fogo, o ferro, a caça, a política e a guerra. Ele também é considerado o Pai da tecnologia, conforme a conhecemos hoje. Ogun é o provedor da família. Ele caça para que sua família não passe fome. Ele é o patrono dos ferreiros e dos desempregados, geralmente exibido com um machete ou sabre, rum e tabaco. Ele é um dos esposos de Erzulie, mas também está ligado a Oshun em um caso apaixonado e ardente.
A História de Ogun e Oshun
A seguinte história de Ogun e Oshun é baseada em uma fábula da África Ocidental, de base iorubá, sobre como a bela Oshun, que representa o amor, a sedução e a doçura, trouxe o poderoso Ogun, entidade do ferro, máquinas e tecnologia, para fora do esconderijo para restaurar a ordem no mundo. É uma história de amor, uma história de amor na Santería/Vodu, se você pode acreditar em tal coisa.
Segundo a lenda, Ogun é o guerreiro tradicional, um espírito ardente, semelhante ao espírito de Ares na mitologia grega. Como tal, ele é poderoso e forte; no entanto, ele também pode exibir raiva e destrutividade se desrespeitado. Ele não é alguém com quem se brinca. Ogun desempenhou um papel vital no processo de criação do mundo como o conhecemos. Sem o Aché (essência) de Ogun, não haveria evolução.
Ogun trouxe tecnologias como ferro e aço para os humanos para ajudá-los a melhorar sua sociedade. Um ferreiro feroz e trabalhador, Ogun retirou-se da criação do mundo e se retirou para a floresta quando viu os humanos usando a tecnologia para a guerra e opressão. Quando ele deixou o mundo, a criação parou. Sem Ogun, os Orishas e os humanos careciam da tecnologia necessária para plantar novos campos e não podiam prosperar. A sociedade tornou-se estagnada. Apesar dos melhores esforços de numerosos outros Orishas, Ogun não emergiria da mata.
Finalmente, Oshun entrou na floresta com seus cinco lenços e sua cuia de mel. Ela encontrou um claro na floresta e começou uma dança bela e sensual, que chamou a atenção de Ogun. Com cada movimento sedutor, Ogun foi atraído cada vez mais para Oshun. Quando ele estava perto dela, ela untou seus lábios com seu mel e continuou a dançar e atrair Ogun para fora da floresta. Claro, Ogun a seguiu e retomou seu trabalho. Esta história é um testemunho da beleza impressionante e poder de Oshun, a única que pode renovar o processo de criação.
Ogun e Oshun não eram casados. Oshun estava apaixonada por Shangó, mas Shangó casou-se com Oyá. Ogun estava apaixonado por Oyá, mas Shangó roubou Oyá de Ogun. Ogun e Shangó, embora sejam considerados irmãos, são arqui-inimigos como resultado. Ogun e Shangó nunca devem compartilhar o mesmo altar. Oyá e Oshun também não. Quem precisa de novelas quando se tem as histórias dos orixás? Nota: Nunca ofereça seu próprio sangue a Ogun.
Como Criar um Altar para Ogun
Para criar um altar para Ogun, você precisará de:
-
Uma pequena mesa ou espaço no chão
-
Um pano preto e um pano verde
-
Uma imagem de Ogun (se tiver uma boneca ou estátua, ótimo; caso contrário, use uma imagem dele ou seu vévé)
-
3 a 4 pedaços de ferro ou ferramentas
-
Uma espada ou facão (uma faca serve em uma emergência)
-
Uma pequena tigela de sal grosso
-
Um prato com sua comida favorita
-
1 vela verde
-
1 vela branca
-
Suportes de vela de vidro
-
Uma tigela de vidro ou cristal para água (lave com água salgada)
-
4 pedras
-
Terra (terra)
-
Uma imagem de Santo Antônio, São Jorge ou São Tiago Maior
-
Algumas folhas frescas de manjericão ou sálvia
-
Óleo de unção sagrado, água benta ou azeite de oliva puro
Instruções:
Coloque o pano preto sobre a mesa e o pano verde diagonalmente sobre o pano preto. Coloque as 4 pedras nos quatro cantos da mesa. Coloque a tigela de vidro no centro do altar e encha-a com água. Se tiver rum, pode adicionar um toque. Pegue seu ramo de manjericão ou sálvia, mergulhe na água e respingue na tigela enquanto abençoa e nomeia a tigela. Você pode nomear a tigela como quiser, por exemplo, "tigela da vida". Outras formas de abençoar sua tigela seriam ungindo-a com óleo sagrado ou queimando um pouco de sálvia, cedro, incenso de frankincense ou sândalo e defumando-a com a fumaça. Saia e recolha um pouco de terra do chão, coloque em um dos suportes de vela de vidro. Pegue a vela branca, unte-a com o óleo sagrado, água ou azeite de oliva, começando de baixo para cima. Enquanto unta a vela, concentre todos os seus pensamentos e energia e ore por discernimento, sabedoria e consciência espiritual. Coloque a vela no suporte com a terra e coloque-a na frente da sua tigela de água. Repita com a vela verde. Pegue os outros objetos e arranje-os no seu altar de uma maneira que seja agradável para você. Prenda uma imagem do vévé de Ogun à frente do seu altar ou emoldure e coloque atrás.
Como Peticionar Ogun
Petiçõe Ogun quando precisar de emprego, cura ou proteção. Vista-se com roupas militares ou use camuflagem, ou vista roupas verdes ou brancas. Use um lenço verde. Diga o Pai Nosso, Ave Maria e o Credo dos Apóstolos três vezes ou dirija-se ao Criador em uma oração apropriada para você. Em seguida, acenda sua vela branca e invoque Papa Legba:
"Abra a porta para mim Papa Legba, Atibon Legba, abra a porta para mim! Abra o portão para mim Papa, para que eu possa passar, Quando eu retornar, agradecerei ao loa."
Agora você vai peticionar Ogun:
"Papa Ogun! Venha aqui e coma esta comida! Papa Ogun, homem grande de Nago, por favor venha e coma esta comida!"
Agora acenda sua vela verde. Agora, diga a ele o que você precisa, diga a ele: "Papa Ogun, você vê este altar que fiz para você? Você vê esta comida maravilhosa e estas oferendas? Você me vê? Por favor, me dê ... (preencha os espaços em branco aqui)". Quando terminar, vá para a cama deixando as velas queimarem (certifique-se de que estão seguras para evitar incêndios). Na manhã seguinte, pegue as oferendas de comida e jogue-as do lado de fora, debaixo de uma árvore em algum lugar. Deixe tudo o mais no altar. Agora está feito. Tudo o que você precisa fazer é esperar e ver o que acontece. Um aviso sobre a petição a Ogun: Ele gosta de sangue, então, se você tiver um corte ou estiver menstruada, certifique-se de dizer a ele que seu sangue não é para ele.
Referência:
ALVORADO, Denise. A Guide to Serving the Seven African Powers for the Individual Voodoo Practitioner. 1. ed. United States: CreateSpace, 2009. 82 p. v. 1. ISBN 1442119276.