

Oshun
• Propósito: Amor, intimidade, beleza, arte, diplomacia, riqueza, sexo, relacionamentos, casamento, fertilidade
• Cores: Amarelo, verde, coral
• Colar: Todas as contas amarelas ou cinco contas de âmbar alternadas com cinco contas vermelhas
• Números: 5
• Dia da Semana: Quinta-feira
• Dia da Festa: 8 de setembro
• Locais Favoritos: Cuba, Rio Oshun, Oshogbo, Nigéria, rios
• Animais Favoritos: Pavão, codorna, abutre, papagaio, galos, pombos, tartarugas, patos, canários, crocodilos
• Objetos Favoritos: ouro, sinos, leques, espelhos, conchas de vieira, pente de casco de tartaruga, joias de ouro
• Comidas Favoritas: Mel, canela, laranjas, abóboras, doces franceses, melões, amêndoas, espinafre
• Santas: Senhora de Caridad del Cobre, Mãe da Caridade
• Planetas: Lua nova crescente, Vênus
• Local do Altar: Cozinha, Quarto
Oshun, Deusa do Amor
Na mitologia iorubá, Oshun é uma Orisha (deusa espiritual) do amor, intimidade, beleza, riqueza e diplomacia. Segundo os anciãos iorubás, Oshun é a "mãe invisível presente em toda reunião", porque Oshun é a compreensão iorubá das forças cosmológicas da água, umidade e atração. Portanto, ela é onipresente e onipotente. Seu poder é representado em um texto iorubá que nos lembra que "ninguém é inimigo da água" e, portanto, todos precisam e devem honrar, respeitar e reverenciar Oshun.
Oshun é a força da harmonia - vista como beleza, sentida como amor e experimentada como êxtase. Segundo os antigos, Oshun era a única Irunmole (ancestral elevado) feminina entre os 401 enviados do reino espiritual para criar o mundo. Como tal, ela é reverenciada como "YeYe" - a doce mãe de todos nós. Quando os Irunmole masculinos tentaram subjugar Oshun por causa de sua feminilidade, ela retirou sua energia divina do projeto de criação do mundo, e todos os esforços subsequentes de criação foram em vão. Eles imploraram pelo perdão dela e, uma vez concedido, a criação do mundo pôde continuar. No entanto, a criação do mundo não poderia acontecer antes de Oshun ter dado à luz a um filho. Segundo essa lenda, seu filho tornou-se Legba, o grande condutor de Aché no Universo e também o eterno trapaceiro.
Oshun é conhecida como a mãe das coisas fora de casa, devido à sua perspicácia nos negócios. Ela também é conhecida como Laketi, ela que tem ouvidos, devido à rapidez e eficácia com que ela responde às orações. Quando ela possui seus seguidores, ela dança, flerta e depois chora porque ninguém pode amá-la o suficiente, e o mundo não é tão bonito quanto ela sabe que poderia ser.
Oshun é benevolente e generosa, e muito bondosa. No entanto, ela tem um temperamento horrível, embora seja difícil irritá-la. Ela é casada com Chàngó, o deus do fogo, trovão e poder, e é sua esposa favorita devido às suas excelentes habilidades culinárias. Uma de suas outras esposas, Oba, era sua rival. Elas são as deusas dos rios Oshun e Oba, que se encontram em um lugar turbulento com corredeiras difíceis.
Como Criar um Altar para Oshun
Para criar um altar, você vai precisar de:
-
Uma mesa ou prateleira pequena
-
Um pano de cor dourada
-
Uma imagem de Oshun (se tiver uma boneca ou estátua, ótimo; caso contrário, use uma foto dela ou seu vévé)
-
Uma tigela de vidro ou cristal cheia de água do rio (lavada com água salgada)
-
Vaso de vidro ou cristal
-
Incenso
-
Água Florida ou outro perfume
-
5 penas de pavão
-
5 conchas de caramujo
-
5 pedaços de âmbar
-
Algumas das comidas favoritas de Oshun
-
Vela amarela
Instruções:
Comece cobrindo seu altar com o pano dourado. Coloque 5 penas de pavão em um vaso de cristal e uma tigela de água do rio no altar. Disponha cinco conchas de caramujo na superfície junto com cinco pedaços de âmbar. Uma única vela amarela pode ser colocada na parte de trás. Você também pode fazer um pote especial para ela contendo mel, cinco paus de canela, cravos inteiros, noz-moscada, pimenta-da-jamaica e um punhado de sementes de abóbora. Prenda a foto da imagem de Oshun na frente do seu altar, ou emoldure-a e coloque-a em pé na parte de trás. Abençoe seu altar borrifando-o com perfume, ou defumando-o com a fumaça de incenso de sálvia, cedro, olíbano ou sândalo.
Como Peticionar a Oshun
A força da mente humana de Oshun é a autoestima, e ela incorpora o princípio da conexão. A lei de Oshun é amar a si mesmo. Portanto, ela é invocada para assuntos do coração e relacionamentos.
Vista-se inteiramente de amarelo, ou todo branco com acessórios amarelos para este ritual. Comece recitando o Pai Nosso, Ave Maria e Credo dos Apóstolos três vezes cada. Se preferir, pode se dirigir ao Criador em uma oração apropriada para você. Em seguida, acenda sua vela amarela e invoque Papa Legba:
"Abra a porta para mim, Papa Legba, Atibon Legba, abra a porta para mim! Abra o portão para mim, Papa, para que eu possa passar, Quando eu retornar, eu agradecerei ao loa."
Derrame um pouco de água Florida ou perfume no chão diante do seu altar. Concentre-se no resultado desejado e cumprimente Oshun com a saudação ritual apropriada:
Ori Ye Ye O
Dirija-se a ela com comentários sobre sua beleza e peça que ela aceite suas oferendas. Em seguida, você pode usar a seguinte oração para Oshun:
Quaisquer preces que você deseje que Oshun atenda devem ser repetidas por 5 noites.
Coloque algumas músicas românticas e dance ao som da música. Quando sentir a presença dela, diga a ela "Oshun, você vê estas belas oferendas? Você me vê? Por favor, me conceda (preencha os espaços em branco)".
Em seguida, dedique algum tempo para se concentrar em seus desejos. Agora é o momento perfeito para fazer uma leitura de oráculo usando qualquer método de adivinhação com o qual você esteja familiarizado. Quando terminar, faça o seguinte banho ritual.
Banho Dourado
Antes de tomar seu banho ritual, tome um banho de sabão. Não permaneça no banho por mais de 30 minutos e não use sabão ou óleo durante o banho. Para fazer um banho dourado, você precisará de:
-
Camomila
-
Flores de calêndula
-
Pétalas de rosa amarela
-
Corante alimentar amarelo
-
Vela amarela
-
Mel
Acenda a vela amarela. Coloque os outros itens em uma banheira com água morna. Despeje o mel da cabeça até os pés. Deixe de molho na água por 15 minutos. Vire-se três vezes e faça uma declaração sobre o pedido que você fez a Oshun. Diga como se já tivesse o que deseja. Por exemplo, se você pediu riqueza, diga "Eu sou rico". Se você pediu amor, diga "Eu sou amado". Você só pode fazer uma declaração. Recolha todos os resíduos do banho e jogue sob uma árvore ou arbusto em algum lugar ou descarte em uma encruzilhada na manhã seguinte. Durma em lençóis brancos ou amarelos.
Referência:
ALVORADO, Denise. A Guide to Serving the Seven African Powers for the Individual Voodoo Practitioner. 1. ed. United States: CreateSpace, 2009. 82 p. v. 1. ISBN 1442119276.