top of page

Oyá

    • Propósito: Conexão ancestral, sucesso nos negócios, mudanças
    • Cores: Vermelho, roxo, laranja, marrom, todas as cores exceto preto
    • Colar: Todas as cores do arco-íris
    • Números: 9
    • Dia da Semana: Quarta-feira
    • Dia da Festa: 2 de fevereiro
    • Locais Favoritos: Rio Níger, Amazônia, vento, fogo, furacões, tornados, arco-íris, cemitérios
    • Animais Favoritos: Ovelhas, gafanhotos, pombos, galinhas pretas, galinhas-da-índia
    • Objetos Favoritos: Chicote de crina de cavalo preto, cobre, moedas de um centavo, estampas florais, chocalho de cabaca, concha, conchas
    • Comidas Favoritas: Vinho tinto, berinjela, uvas, ameixas, arroz com peixe, arroz com milho, inhame, pudim de chocolate
    • Santos: Nossa Senhora da Candelária, Santa Teresa, Santa Catarina
    • Planetas: Lua escura, Urano
    • Local do Altar: Biblioteca, Estudo, Escritório

Oyá, Senhora do Mercado, Rainha dos Furacões

Para proteção contra os elementos, ventos fortes e furacões, Oyá é a deusa a ser invocada. Se você precisar de ajuda nos negócios, Oyá pode trazer prosperidade em assuntos econômicos. Para a proteção dos espíritos ancestrais, Oyá tem você coberto.

 

Oyá é a Deusa do Rio Níger e a orixá do vento, raio, fertilidade, fogo e magia. Ela cria furacões e tornados e conduz os espíritos dos mortos para o submundo. É por isso que ela está intimamente associada aos cemitérios.

 

Seu nome completo é Oyá-Yansan, que significa "mãe de nove" (pelos nove afluentes do Rio Níger). Ela foi originalmente casada com Ogun e pegou emprestadas suas ferramentas, que se tornaram parte de seu arsenal. Ela foi levada por Chàngó de Ogun e cavalgou ao lado de Chàngó na batalha, lutando com tanta ferocidade e astúcia quanto qualquer homem.

 

Oyá é a mãe das disfarces e usa muitas máscaras. Ela é revolucionária, eficiente, determinada e indispensável em situações de emergência. Oyá é a deusa da transformação. Ela está associada ao búfalo e é conhecida por usar feitiços e magia como uma das "Grandes Anciãs da Noite (Bruxas)".

 

Como Criar um Altar para Oyá

 

Observação: Não ofereça carneiros ou óleo de dendê a Oyá, pois ela considera essas coisas repulsivas.

 

Para criar um altar básico, você precisará de:

 

  • Uma mesa pequena ou um lugar no chão

  • Um pano laranja e um pano roxo

  • Uma imagem de Oyá (se tiver uma boneca ou estátua, ótimo; se não, use uma imagem dela ou de sua santa padroeira)

  • Uma tigela de vidro ou cristal para água (lave com água salgada)

  • Algumas folhas de manjericão ou sálvia fresca

  • Água benta ou óleo de semente de palma

  • Nove centavos de cobre

  • Beringela roxa

  • Uma fita laranja escuro e fitas em outras 9 cores do arco-íris

  • Vinho tinto

 

Instruções:

Coloque o pano laranja sobre a mesa e o pano roxo diagonalmente sobre o pano laranja. Coloque os nove centavos no altar. Coloque a tigela de vidro no centro do altar e encha-a com água. Arrume os outros objetos no altar de uma maneira que lhe agrade. Prenda uma foto de raios ou da santa padroeira de Oyá na frente do altar, ou emoldure e coloque-a de pé atrás. Pegue a água benta ou o óleo de semente de palma e unte os itens do seu altar em nome dela.

 

Como Peticionar Oyá

 

Petições a Oyá quando uma mudança importante é necessária, se você precisa aumentar o sucesso de seus negócios ou se precisa de proteção contra o clima.

 

Comece recitando o Pai Nosso, Ave Maria e o Credo três vezes cada. Se preferir, você pode dirigir-se ao Criador em uma oração apropriada para você. Em seguida, acenda sua vela branca e invoque Papa Legba:

 

"Abra a porta para mim, Papa Legba, Atibon Legba, abra a porta para mim! Abra o portão para mim, Papa, para que eu possa passar. Quando eu voltar, agradecerei aos loa."

 

Você pode então continuar louvando o Espírito do Vento da seguinte maneira:

 

Ajalaiye, Ajalorun, fun mi ni ire,

Os Ventos da Terra e do Céu me trazem boa sorte,

 

Iba Yansan,

Louvado seja a Mãe de Nove,

 

Ajalaiye, Ajalorun, fun mi ni alaafia,

Os Ventos da Terra e do Céu me trazem bem-estar,

 

Iba Oyá,

Louvado seja o Espírito do Vento,

 

Ajalaiye, Ajalorun, winiwini,

Os Ventos da Terra e do Céu são maravilhosos,

 

Mbe mbe ma Yansan,

Que sempre haja uma Mãe de Nove,

 

Aché.

Assim seja.

 

Pegue a beringela e lave-a com vinho tinto. Você vai fazer uma saia com as fitas e vestir a beringela com ela. Pegue a fita laranja escura e estenda-a plana, e prenda as 9 cores do arco-íris à fita laranja escura. Pegue a "saia" que você fez e enrole-a no sentido anti-horário ao redor da beringela, tantas vezes quanto ela puder ir e depois amarre-a. Enquanto estiver embrulhando a beringela, converse com Oyá sobre a mudança que é necessária. Deixe-a saber como ela pode ajudar você. Quando terminar, coloque-a em seu altar. Se ela murchar, leve-a para a floresta e a deixe lá.

 

Oyá é a deusa da mudança súbita e transformação. Como tal, você pode esperar ver mudanças repentinas, e possivelmente inesperadas, após este ritual. Certifique-se de ter declarado precisamente o que você precisa para que as mudanças estejam na direção que você está buscando.

Referência:

ALVORADO, Denise. A Guide to Serving the Seven African Powers for the Individual Voodoo Practitioner. 1. ed. United States: CreateSpace, 2009. 82 p. v. 1. ISBN 1442119276.

Bem-vindo

Sobre

Afiliações

Crossroad Universsity
American Rootwork Association

Isenção de responsabilidade: As informações apresentadas neste site são derivadas da sabedoria Vodu e destinam-se exclusivamente à informação e educação. Não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou substituir cuidados médicos adequados. Consulte sempre um profissional de saúde antes de fazer qualquer modificação significativa na sua vida.

Direitos autorais 2025 © Colonia Nera
bottom of page